A cada dia, novas medidas para o enfrentamento do coronavírus são tomadas para evitar a proliferação da Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de Apucarana Júnior da Femac, juntamente com o SIECAP, anunciou o fechamento do comércio da cidade durante 15 dias .

O fechamento do comércio varejista, por completo, acontece a partir deste sábado, a partir das 13 horas. Apenas ficam abertos farmácias, supermercados, padarias, mercearias, açougues, quitandas, revendas de água, gás, postos de combustíveis e pet shops.

Supermercados só poderão fazer vendas de mantimentos, devendo ficar fechados os setores de vendas de outros produtos, como eletrodomésticos, áreas de restaurante, entre outros.

Os estabelecimentos que ficarão abertos só poderão funcionar das 8h às 20h, de segunda a sábado, sem funcionamento aos domingos. Clínicas médicas e odontológicas também estão liberadas para funcionar, mas apenas para procedimentos de urgência e emergência. Nos restaurantes e bares, apenas os serviços de delivery devem ser mantidos.

Os estabelecimentos que ficarão abertos só poderão funcionar das 8h às 20h, de segunda a sábado, sem funcionamento aos domingos.

O shopping Centronorte de Apucarana já havia comunicado a suspensão temporária de todas as atividades a partir desta sexta-feira (20).

O decreto recomenda ainda que os funcionários com mais de 60 anos fiquem em casa, em trabalho remoto. Da mesma forma, os funcionários de grupos de risco (portadores de doenças crônicas). A Prefeitura de Apucarana já liberou estes funcionários. As indústrias devem fechar os atendimentos comerciais presenciais. Obras da construção civil devem ter no máximo 25 pessoas trabalhando por turno.

As forças de segurança de Apucarana foram convocadas para planejar sua atuação na fiscalização e cumprimento do decreto. A princípio a Polícia Militar e a Guarda Municipal irão apenas orientar, mas na reincidência os infratores serão multados. Outra medida será o controle na entrada de veículos e de pessoas da região em Apucarana. Policiais irão informar sobre o fechamento do comércio está fechado e orientar no caso de necessidade de atendimento médico.

Revisando:

– Ficam abertos:

-> os supermercados no horário de segunda a sábado das 08 ás 20 h. (As lojas e restaurantes dentro dos supermercados devem ficar fechados)

-> Padarias, mercearias, quitandas, açougues;

-> Revendas de água e gás;

-> Postos de Combustível;

-> Pet Shops;

-> Farmácias, Clínicas médicas e Odontológicas;

-> Serviços de Delivery;

 

–Ficam Fechados:

-> Comércio em geral

-> Bares, Restaurante, Lanchonetes

-> Academias

-> Shopping

 

Nas Indústrias, o atendimento comercial e presencial deve parar.

Recomendação- Tanto na indústria quanto nos estabelecimentos que funcionarão, é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa fazendo em trabalho remoto ou a disposição da empresa.

É recomendável também que as pessoas no grupo de risco (Diabéticos, Hipertensos, gestantes e pessoas com problemas respiratórios) fiquem em casa.

Para eventuais dúvidas, entrar em contato através do email: contato@siecap.com.br

ou em casos de urgência no celular: (43)99809 0034